Câncer de Próstata, evite!

O Câncer de próstata pode ser prevenido e tratado.

Faça sua “manutenção preventiva” regularmente e garanta o bom desempenho de sua “máquina”!

Calibragem, rodízio dos pneus, troca do óleo, checagem dos freios e tantos outros cuidados com o carro. Difícil encontrar um homem que não curta cuidar (e bem) do seu veículo. Seria ótimo que todos dessem a mesma atenção à própria saúde… Mas, recente pesquisa norte-americana revela exatamente o que é facilmente constatado nos consultórios e hospitais: cerca de 70% dos homens dedicam-se mais aos seus autos. Neste mês de novembro é realizada a Campanha de Conscientização e Combate ao Câncer de Próstata. Você sabia que apenas 32% dos homens brasileiros declararam ter feito o exame de próstata alguma vez?

É o que mostra estudo da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

O câncer de próstata é o segundo tumor maligno mais comum em homens no mundo. Detectado precocemente, 90% dos casos são curáveis. A estimativa é que, a cada 6 homens, 1 desenvolverá a doença; e de cada 36 com o câncer na próstata, 1 morrerá.

Como acontece com muitas doenças que acometem os homens, a busca por tratamento médico só ocorre em estágios avançados, quando as chances de cura são muito menores.

Homens com casos desse tumor na família devem estar mais atentos, pois fatores hereditários contribuem para o aparecimento da doença.

A partir dos 40 anos de idade, todos devem realizar o famoso e temido exame de toque que, na verdade, é bem inofensivo e pode salvar vidas: dura cerca de 15 segundos, é indolor e não afeta em nada a masculinidade.

Como trato da saúde masculina e, principalmente, da preservação da fertilidade do homem, sugiro que o paciente visite o consultório médico pelo menos uma vez por ano e, como faz as revisões periódicas de seu automóvel, faça uma manutenção preventiva de seu saúde. Não adianta o carro estar tinindo, mas a alimentação do dono do auto, inadequada, estar com sobrepeso, fumar e ingerir bebida alcoólica desregradamente; manter relações sexuais desprotegidas…

Não espere  a revisão dos 40, visite o urologista desde a puberdade e garanta um bom desempenho mesmo quando a quilometragem já estiver alta!!

Deixe sua opinião sobre este texto. Compartilhe com os amigos!